loader
lagosta

11 curiosidades sobre a lagosta 11 de agosto de 2017

Ela é fina, elegante e doce. Uma joia do mar, dama da gastronomia. Conheça alguns fatos sobre a lagosta.

  1. A lagosta é um crustáceo que pode ser preparado de diversas maneiras: no vapor, grelhada, assada na brasa, recheada, gratinada, entre outros.
  2. A lagosta ao thermidor é um prato clássico e de preparo não muito fácil. A expressão “ao thermidor” significa que o prato é umedecido. Na elaboração original da receita, as lagostas eram cozidas em uma caixa de vapor, conhecida como thermidor.
  3. As lagostas tornam-se vermelhas pela ação do calor, que faz com que um pigmento vermelho-alaranjado seja liberado dentro da sua casca.
  4. É popularmente conhecida como cabo-verde, vermelha, sapateira ou sapata.
  5. Uma lagosta cozida possui em média 83 calorias.
  6. Cerca de 2/3 da produção nacional vêm do estado do Ceará.
  7. Para limpar, use uma faca de desossar para tirar a cabeça, para o corpo, o ideal é uma tesoura do lado da barriga, rente à casca e cortando até o final da cauda. Depois, e só tirar a carne com cuidado e as entranhas junto à cauda, lavar, ferventar a casca e temperar.
  8. Como a lagosta tem textura suave, na hora de compor o prato, deve-se optar por ingredientes leves, como batatas gratinadas, aspargos, cogumelos e arroz. Na hora de temperá-la, vale apostar em ervas frescas, vinho branco, pimenta e limão.
  9. Ela é comida com o garfo e a faca de peixe. O alicate e a pinça de lagosta servem para tirar a carne das patas. A pinça nunca deve ser levada à boca, ela é usada somente para separar a carne da casca.
  10. Mesmo em preparos mais simples, harmoniza com vinhos brancos encorpados, em especial os chardonnay, ou champanhe.
  11. O restaurante Bombay Brasserie, em Londres, criou um prato de lagosta que custa R$ 9.500. Além do crustáceo inteiro, a iguaria leva um curry composto de mix de caviar, caracóis do mar e ouro comestível.
Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

8 # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta