loader
peixe gratinado

Esfriou? Vá de peixe gratinado! 30 de maio de 2017

Se há um momento em que o peixe se encontra com o queijo é no gratinado. A combinação, ideal para dias que pedem uma taça vinho e comida confortável, é fácil de fazer e não costuma deixar nenhum comensal indiferente. Afinal, a crocância e o dourado da casca de queijo ao forno junto ao calor e a umidade que valorizam o sabor do peixe é uma das melhores invenções da culinária francesa.

O modo de preparo surgiu por volta de 1870 e é simples: basta cobrir o pescado (ou a carne, a massa, etc.) com algum molho – o bechamel é um clássico –, salpicar muuuito queijo por cima e levar ao forno. Há quem acrescente farinha de rosca e ervas para deixar a cobertura ainda mais crocante.

Dicas para seu peixe gratinado ficar perfeito

– Pré-aqueça o forno entre 180 e 200º C.

– A casca se forma rapidamente, portanto, o prato não pode estar frio antes de ir ao forno. Periga ficar frio por dentro ou queimar a cobertura até esquentar por completo.

– Gratine na mesma travessa que vai servir, transpor o prato vai fazer a comida se desmanchar.

– Os queijos que mais combinam com peixe gratinado são mussarela e parmesão. O gruyère tem um sabor forte que pode ofuscar o pescado.

– O bacalhau, filés de peixe brancos, camarão, ostras, lagosta e casquinha de siri são as melhores opções para fazer gratinado.

 

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

11 # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta