loader
Frutos do mar e pimenta

Frutos do mar e pimenta: as muitas combinações pelo mundo 14 de julho de 2017

Apimentar os peixes e os frutos do mar é um hábito comum em diversas culinárias pelo mundo. Aqui no Brasil, as regiões Norte e o Nordeste se destacam por isso. Pratos como acarajé e o bobó de camarão praticamente não existem sem uma ardência gostosa na língua.

O ceviche costuma levar dedo-de-moça, biquinho e pimenta-do-reino – ou outras, dependendo da região de origem da receita, que vai da América do Sul ao Pacífico. Há ainda todo o universo dos condimentados curries na culinária asiática e sua profusão de camarões e lulas, e a picância do cajun, da comida creole.

Pimenta-do-reino é a mais popular

A pimenta-do-reino, quando acrescida de sal, alho, vinagre e limão, forma um molho ideal para peixes assados. Também funcionam bem em receitas de pescados a pimenta branca, que é a do reino, porém madura, seca e descascada, resultando em um tempero mais suave; a dedo-de-moça, bastante eclética em formas e usos; a malagueta, bem fortinha, e a pimenta-de-cheiro, ambas bem comuns nos pratos nordestinos.

Do México vêm muitas opções, mas a que casa bem com peixes ensopados e frutos do mar com molho é o chilli. Já o jalapeño tem um sabor muito marcante que pode mascarar a suavidade de um peixe branco ou brigar com o pescado de gosto mais intenso.

Temperos picantes mais exóticos

Garam Marsala

Muito utilizada na Índia, esta mistura é composta por coentro, pimenta- do-reino, gengibre, canela, cardamomo, noz-moscada, pimenta calabresa e casca de laranja. É versátil e não muito ardido.

Lemon Pepper

Muito usado no preparo de vieiras, lagostas, camarões e peixes como salmão e atum, o Lemon Pepper é composto por sal, pimenta-do-reino preta, alho, cebola, cúrcuma, óleo vegetal, ácido cítrico e aroma de limão. Mistura o azedo com o picante e não deixa ninguém indiferente ao seu sabor.

Chermoula

Combinação de origem marroquina, muito usada em marinados. É composta por cominho, páprica doce, salsa, coentro, alho, cúrcuma, cebola e pimenta malagueta. O truque para a marinada ficar perfeita é deixar que o peixe absorva os temperos lentamente!

 

 

 

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

5 # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta