loader
Onde comer bacalhau no Rio de Janeiro

Onde comer bacalhau no Rio de Janeiro 4 de abril de 2017

Fundada por portugueses, a cidade do Rio de Janeiro recebeu um pico de imigração lusitana entre 1901 e 1930, quando a média de cidadãos de Portugal que chegava à Baía de Guanabara passava de 25 mil ao ano. Muito deles foram responsáveis pelo desenvolvimento do comércio da região central carioca. Essa forte herança está presente na identidade cultural da cidade e passa, claro, pela alta e baixa gastronomia.

Não é preciso pesquisar muito para encontrar pratos típicos da cozinha lusa nas esquinas de Copacabana, Lapa e São Cristóvão, entre tantos outros bairros. Aqui selecionamos os estabelecimentos conhecidos pelo bacalhau, boas opções para a Semana Santa que se aproxima.

Alfaia

Decorado como uma típica casa ibérica, o Alfaia tem o bacalhau permeando seu cardápio em pataniscas, bolinho, receitas portuguesas, como à patuscada (lombo grelhado com batatas, brócolis, ovos cozidos e alho dourado no azeite), e brasileiras, como a baiana (refogado com cebola, tomates, pimentão verde e alho cozido no leite de coco e azeite de dendê).
R. Inhangá, 30, Copacabana, 21-2236-1222.
restaurantealfaia.com.br

 

Antiquarius

O mais tradicional e sofisticado restaurante português da cidade abriu as portas em 1977. O cardápio segue a tradição da região do Alentejo, conhecida por ser a cozinha da paciência, da marinada, do preparo lento. O bacalhau best-seller é à gomes de sá, mas não deixe de provar a tigelinha de bacalhau à moda do convento.
R. Aristides Espínola, 19, Leblon, 21-2294-1049.
restauranteantiquarius.com

 

Adegão Português

São mais de 30 versões de bacalhau na tradicional casa de São Cristovão, com filiais mais recentes e arrumadinhas em shopping da Barra da Tijuca e em Ipanema. O cardápio muda em cada uma, mas o bacalhau é sempre a estrela. Os nomes podem divertir: punheta de bacalhau, bacalhau do maraca, e do zé to telhado, entre outros.
R. Campo de São Cristóvão, 212, loja A, São Cristóvão, 21- 2580-7288/2580-8689.
adegaoportugues.com.br

 

Guimas

O Guimas não se apresenta como um restaurante de comida lusitana, se posiciona entre botequim e bistrô carioca. Mas o bolinho e o bacalhau a brás fazem sucesso.
R. José Roberto Macedo Soares, 5, Baixo Gávea, 21-2259-7996.
restauranteguimas.com.br

 

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

5 # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta