loader
peixes amazônicos

Onde provar os peixes amazônicos 24 de agosto de 2017

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia. As tradições e elementos dos rios, florestas e povos da região são riquíssimos, mas pouco difundidos Brasil afora. Um caso específico é a gastronomia. Poucos habitantes de São Paulo, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul, por exemplo, já provaram iguarias de lá, como os peixes amazônicos.

Devido à existência de mais de 2.000 espécies de peixes no sistema fluvial do Amazonas, a culinária local valoriza, acima de tudo, o pescado. Os mais consumidos são tambaqui, tucunaré, pirarucu, jaraqui, pacu e Matrinchã – servidos fritos, assados ou cozidos.

A maioria dos pratos cozidos, como a caldeirada, é acompanhada por pirão ou tucupi (molho de mandioca brava). Os fritos e assados costumam ser servidos com baião de dois.

Pratos típicos

Entre os pratos típicos de Manaus e arredores está o tacacá, sopa feita com tucupi e goma (farinha de tapioca), folhas de jambu – aquelas que anestesiam levemente a boca — e camarões.

Os bolinhos de pirarucu, o “bacalhau da Amazônia”, é o principal petisco. Já a costela de tambaqui é sucesso quando preparada na brasa. Por fim, o tucunaré é o mais versátil: é ingrediente de caldeiradas ou preparado frito, à milanesa ou grelhado.

Se uma viagem para o Norte do Brasil não está nos planos no momento, existem restaurantes em São Paulo que apresentam pratos com peixes amazônicos em cardápios sazonais, como o D.O.M., o Tordesilhas, o Peixaria Bar e Venda, Espaço Tambiú e o Amazônia.

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

1 # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta