loader

Peixes e frutas: como combinar? 20 de janeiro de 2017

Apesar de ser comum consumir receitas de pescados com limão ou leite de coco, saboreá-los com outras frutas também pode ser uma opção deliciosa. No Brasil, temos o privilégio da grande variedade de sabores, como a acidez e doçura do abacaxi e do maracujá, o cítrico do limão e da laranja, o adocicado da banana e da manga, todos que incrementam as receitas país afora. São mais de 240 espécies nativas, além de uma centena delas consideradas “exóticas”, como a banana, por exemplo. Não para nós ou outros países tropicais, é claro, lugares em que ela é abundante e também muito usada para compor pratos com peixes e frutos do marO suco de cítricos, por exemplo, usado para fazer marinadas e temperos, é a escolha dominante entre os cozinheiros, já que sua acidez vai muito bem com a carne branca e suave dos pescados. Há também aqueles que preferem o efeito de doçura nos pratos e, usando molhos variados, proporcionam sabor agridoce. Porém, para não desequilibrar o sabor dos pratos, o segredo é não pesar a mão nos ingredientes. Anote:

1) Para combinar com os peixes, as frutas devem realçar o sabor principal do prato, não apagá-lo;
2) Apesar de a carne branca ser mais suave que outros tipos, pescados têm sabores de diferentes intensidades, então, esteja atento a isso para harmonizar.

Salmão, por exemplo, tem um sabor mais acentuado do que a média dos pescados, pois a carne é mais avermelhada. Sua textura firme fica valorizada com o sabor levemente azedo do maracujá, com o preparo assado sendo o mais adequado. A calda, no entanto, não deve ser despejada sobre os acompanhamentos do prato, para não deixar o prato carregado demais. Outro exemplo, na contramão do máximo sabor do salmão, e para quem prefere a carne mais branquinha e suave, a pescada branca, também assada, deve ser temperada essencialmente com limão e ervas provençais. Por fim, para aguçar suas escolhas, chegamos ao momento da prática. Tome nota deste molho com frutas variadas.

1 colher (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 talo de alho poró
1 colher (café) de curry
½ pimenta dedo de moça picada
2 folhas de louro
1 tablete de caldo de peixe
1 xícara (chá) de suco de maracujá fresco
2 xícaras (chá) de maçã cortadinha
2 xícaras (chá) de banana da terra cortada em rodelas
2 xícaras (chá) de manga em cubinhos
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 xícaras (chá) de tomate em cubinhos (sem pele e sem sementes)
1 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
1 xícara (chá) de água

Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Depois, acrescente os demais ingredientes e deixe ferver até encorpar. Nossa dica é servir com o peixe assado da sua preferência. O corte pode ser em filés ou o pescado inteiro, preferencialmente os de carne mais suave e branca.

Fonte: Tudo Gostoso.

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

21 # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta