loader
Receitas para uma ceia de Réveillon mais refrescante

Receitas para uma ceia de Réveillon mais refrescante 26 de dezembro de 2016

A uma semana da chegada de 2017, as temperaturas ficam elevadíssimas por todo o Brasil, com alguma variação a depender do nível pluvial de cada região. Não é à toa que o raciocínio vigente é refrescar o corpo com líquidos mais frios e refrescantes e pratos mais leves. A Ayurveda – medicina oriental desenvolvida na Índia há mais de 7 mil anos – já ensinava que, se a temperatura ambiente está muito quente, o ideal é buscarmos alimentos e práticas que refresquem o corpo. Para finalizar o rito de passagem de ano, a dica da Premier Pescados é montar um cardápio para ceia de Réveillon com muitos frutos do mar e ingredientes tropicais.

Reunimos três receitas que, além de peixes e crustáceos, misturam frutas típicas, folhas e temperos variados. A primeira, une o sabor do palmito de pupunha, manga e camarão, ideal para o verão e com gostinho de entrada, em seguida, você aprende a fazer uma saladinha bem leve com anéis de lula e folhas variadas e, para finalizar, uma moqueca com ingredientes tropicais, como robalo e castanha do Pará. Todos os preparos você confere a seguir.

1) Camarão grelhado com creme de manga

8 camarões da Premier Pescados
2 mangas descascadas e cortadas
Caldo de camarão
1 cebola
3 dentes de alho
Brotos de coentro
1 pimenta dedo-de-moça
½ palmito pupunha
1 limão
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Asse o palmito em um papel alumínio. Depois, faça um caldo do camarão e deixe descansar. Refogue a cebola, meia pimenta dedo-de-moça, os dentes de alho picados e a manga e acrescente o caldo de camarão e deixe ferver até reduzir. Bata essa mistura no mixer. Peneire e tempere com sal e pimenta e reserve. Faça uma salsa com a manga cortada em cubinhos, pimenta dedo-de-moça e broto de coentro. Tempere com limão, sal e azeite. Grelhe os camarões na frigideira quente e reserve. Corte o palmito bem fino e em meia lua. Depois, sirva os camarões sobre o creme de manga, a salsa e o palmito pupunha.

Dica extra: decore com brotos de coentro.

2) Salada de lula com folhas verdes

400g de anéis de lula da Premier Pescados
½ cebola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ maço de alface
½ maço de rúcula
½ limão
1 pitada de sal marinho
1 colher (chá) de cúrcuma

Lave bem as folhas verdes sob água corrente, seque e corte em tiras finas. Depois, esprema meio limão nas folhas e acrescente um pouco de azeite, uma pitada de sal e reserve. Refogue os anéis de lula na cebola, azeite e cúrcuma por aproximadamente cinco minutos. Em um prato, disponha a lula, as folhas verdes e o vinagrete. Sirva a seguir!

3) Moqueca Tropical + Farofa com castanha-do-pará

2kg de robalo da Premier Pescados
1kg de camarão  da Premier Pescados
4 bananas em fatias
4 cebolas grandes
1 cabeça de alho
4 tomates grandes
Farinha de mandioca
100ml de azeite de dendê
2 pimentões vermelhos
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Para a moqueca:
Prepare o caldo de peixe, depois, acrescente cebola, pimentão, tomate, alho, sal e pimenta, mexa o caldo até apurar. Coloque as bananas por baixo e intercale com o molho e peixe. Depois, tempere com sal, pimenta e cubra com o molho, acrescente o camarão e leve ao forno por 20 minutos.

Para a farofa:
Frite a cebola e alho na manteiga e azeite, em seguida, acrescente 100g de castanhas-do-pará e de caju até dourarem, depois, adicione a farinha e refogue. Pegue a mistura, ainda no fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e coloque uma colher de sopa de dendê e desligue. Acrescente salsinha picada e misture.

Dica extra: sirva a moqueca com o arroz de sua preferência e a farofa.

Fonte das receitas: na ordem, os programas do GNT The Taste Brasil, Bela Gil e Cozinheiros em Ação.

Leia também: Guia de vinhos: a bebida perfeita para cada prato de peixe

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

0 # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by