loader
Como ensinar seu filho a gostar de peixes e frutos do mar

Como ensinar seu filho a gostar de peixe 21 de dezembro de 2015

A formação dos hábitos alimentares começa desde cedo. Muitas crianças são mais resistentes a certos tipos de alimentos, como legumes e vegetais. Alguns pais também encontram dificuldades quando o assunto são pescados, então, como ensinar seu filho a gostar de peixes e frutos do mar? Quanto mais cedo introduzi-los no cardápio infantil, melhor será a aceitação do filézinho de peixe, do camarão, da lula e até do sushi.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de peixes na dieta pode ser realizada a partir dos seis meses de idade, mesmo em crianças com histórico familiar de alergia alimentar. “Isso porque é nesta fase que se inicia o período denominado ‘janela imunológica’, em que o fator alergênico é reduzido em determinados alimentos, como o caso dos peixes”, afirma Caroline de Salve, nutricionista especialista em nutrição infantil. Já os frutos do mar devem ser apresentados apenas para crianças maiores de 2 anos de idade, pois estes alimentos possuem um alto fator alergênico.

Seja persistente!

Em alguns casos, os pais precisam ser mais insistentes. Confira algumas técnicas que podem facilitar a aceitação destes alimentos pelas crianças:

  1. Preparo

Opte por cozidos, grelhados ou assados. Adicione o peixe desfiado e cozido misturado ao macarrão, por exemplo. Outra sugestão é cozinhar o peixe com legumes que a criança já gosta de comer. “Não se esqueça de desfiar e retirar toda a espinha do peixe. Os frutos do mar devem ser bem lavados e cozidos ou assados em altas temperaturas”, ressalta a nutricionista.

  1. Variedades

Não é porque seu filho não gostou de um determinado tipo de que ele não vai gostar de outros. Ofereça diversas variedades e comece por aqueles com o sabor mais suave e, de preferência, os de água fria, como salmão, arenque, sardinha, truta, atum, entre outros, que possuem ácidos graxos poliinsaturados – ácidos graxos essenciais que têm múltiplas funções benéficas ao organismo).

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

2 # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by