loader
cadeia do frio

Como funciona a cadeia do frio? 11 de maio de 2016

Ao pedir um peixe no restaurante, nem imaginamos todo o processo que o pescado passa até chegar ao nosso prato. Para o alimento ser consumido fresco e saudável existe uma grande preocupação em relação à temperatura de conservação. A cadeia do frio é todo o processo de resfriamento do peixe: desde o momento que sai do mar até a chegada ao consumidor.

Ao ser retirado da água, o peixe é colocado no navio frigorífico. De lá, é transportado num caminhão frigorífico até a chegada à fábrica. Se o peixe não for pescado em navio frigorífico, ele precisa estar condicionado em muito gelo e ser levado à fábrica o mais rápido possível. Uma das exigências da Premier Pescados em relação a esse tipo de transporte é que o gelo seja de água potável e que a temperatura do peixe fresco esteja entre 0º C e 5º C. Em momento algum o peixe pode ficar sem resfriamento. Estamos falando de questões importantes aqui: qualidade e segurança.

Na fábrica, os peixes e frutos do mar são colocados em câmaras de armazenamento de tecnologia importada, onde se mantêm refrigerados até serem classificados e embalados. Há câmaras específicas para cada tipo de produto (peixes, camarões, etc.) e essas máquinas são vistoriadas de hora em hora para checagem de temperatura e umidade ideais. “A nossa cadeia de frio é o que temos de mais moderno atualmente. Todo o gás usado para a refrigeração dos nossos produtos é ecologicamente correto”, relata Bruno Marques, um dos fundadores da Premier Pescados.

Ao chegar aos restaurantes, os produtos estão nas mesmas temperaturas que saíram da fábrica. No entanto, Marques explica que a preocupação maior está na exposição dos pontos de vendas. “Muitos mercados não têm como manter seus refrigeradores a uma temperatura ideal para peixes e frutos do mar, perdendo-se qualidade. É por esse motivo que a Premier conta com um profissional especializado, que vai até os pontos de vendas para checar a temperatura dos freezers nos mercados. Esse profissional é responsável por conferir se os produtos estão expostos de maneira correta”, afirma. “Cuidar da cadeia de frio nas prateleiras dos supermercados foi uma condição nossa para entrar no mercado de Varejo”, revela Marques.

Fique de olho!

Um peixe considerado saudável deve estar fresco entre 0º e 5º C ou congelado (mínimo -18º C). A maioria dos congeladores domésticos possuem temperatura de – 8ºC, por isso, a pessoa deve consumi-lo em até uma semana. A Premier Pescados recomenda que o consumidor leia o rótulo do produto para saber como ele deve ser melhor armazenado.

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

24 # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by