loader

Como se comia peixe na época de Cristo? 22 de dezembro de 2016

No Natal, uma variedade de costumes é celebrada internacionalmente. Para os cristãos, a data simboliza o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Sobretudo entre os cristãos do Ocidente, é muito comum a prática de montar presépios, recriando a imagem do local de nascimento, uma estrebaria, único local disponível em uma Belém que, segundo os relatos bíblicos, estava com todas as hospedarias lotadas. José e Maria, então, se instalam no lugar mais simples – local em que os animais eram instalados -, para exemplificar os contrastes incríveis que retratam o nascimento do ser mais importante do mundo. Em paralelo e ao longo dos anos, as religiões cristãs estabeleceram alguns símbolos para relembrar as ações de Cristo, como a cruz, que simboliza sua morte, a cruz vazia, que simboliza sua ressurreição, mas também o peixe, que retrata muitos de seus milagres, de alimento não apenas físico, mas espiritual para as multidões. A seguir, alguns relatos de como se comia peixe na época de Cristo.

Peixe como símbolo da prosperidade

Pedro, um dos apóstolos de Jesus, talvez tenha sido o pescador mais antigo que conhecemos através da história. Pescaria é uma prática milenar, que passou por diversas mudanças ao longo dos séculos. Através do sagrado livro cristão, conta-se que a pedido de Jesus, o apóstolo foi pescar uma tilápia, que estaria com uma moeda na boca, chamada de estáter, que poderia arcar com os impostos cobrados aos estrangeiros, em Cafarnaum, onde Cristo passaria em uma de suas missões. Por tudo isso, a tilápia, peça-chave dessa história, também é conhecida como peixe-de-são-pedro:

“Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.” (Mateus 17:27)

A passagem bíblica é ambientada com o Mar da Galileia, um “mar” que é, na verdade, um lago de água doce com cerca de 20 km de comprimento. Por lá, pescadores como Pedro e, os mais experientes que ele, exploravam as águas em busca de pescados muito antes do primeiro século. A prática era base da economia da época e, na cidade de Jerusalém, por exemplo, havia um grande mercado.

Na Bíblia, Mateus (14:13-21) também narra um famoso milagre, o da multiplicação, onde cinco mil pessoas, em meio ao deserto, só tinham cinco pães e dois peixes para se alimentar. Muito provavelmente eram duas tilápias, que naquela época eram os peixes mais comuns, vendidos e consumidos entre a população.

“”Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” (Mateus 14:13-21)

Como se comia pescados no primeiro século?

Na época, os pescados, na maioria das vezes, eram secos e salgados, pois não existiam congeladores. Outro procedimento comum era colocar os peixes em conserva para a produção de um molho que era preservado em potes de barro, chamados ânforas. A mercadoria era embalada e vendida, provavelmente, por todo Israel. Historiadores acreditam que a tilápia era consumida inteira, assada, acompanhada de farinha de peixe, uma espécie de misturada com trigo, que formava um pirão.

O peixe-de-são-pedro, presente em abundância até hoje no Mar da Galileia (atualmente, os peixes estão em proteção ambiental e não podem ser pescados), ganhou o mundo, inclusive o Brasil, com cultivos através de matrizes variadas e com mais de 100 tipos! Aproveite para conhecer e saborear a tilápia, integrante do catálogo de produtos da Premier Pescados.

Celebre sua tradição

Nosso mundo é rico em costumes e ritos, nas festas de fim de ano, celebre com seus amigos e familiares. Para nós, cada tradição é muito simbólica e importante.

Desejamos a todos um Feliz Natal!

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

3 # # # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by