loader

Cozinheiras revelam truques de preparo de peixe 21 de dezembro de 2016

Quem tem paixão em cozinhar peixes sempre carrega um segredo ou outro. Pode ser aquele herdado do livro de receitas da família, um aprendizado de internet ou de cursos de gastronomia, um costume pessoal na escolha do tempero, o corte que considera mais adequado ou um molho especial. No universo da culinária, tudo fica ainda mais divertido quando trocamos figurinhas e aprimoramos nossos truques. Para isso, a Premier Pescados conversou com duas chefs de mão cheia, Dani Rocco e Diná Medeiros. O papo rendeu dicas e segredos generosos, com a revelação de truques de preparo de peixe, que compartilhamos a seguir.

Se você adora assistir a programas de competição culinária (os famosos reality shows) e navegar por vídeos de passo a passo de receitas na internet, com certeza já deve conhecer o talento de Dani Rocco, 31 anos. A chef de cozinha, formada pela FMU com especialização no Senac, foi uma das finalistas da 1ª edição do programa Cozinha Sob Pressão, Hells Kitchen, em 2014, no SBT.

Nos tutoriais que produz para os canais de vídeo UOL e Polishop, é possível notar como Rocco mescla a o novo com a tradição, misturando modernidade a costumes tradicionais da arte culinária. Seu lema é jamais reter uma receita, ao contrário: paixão por cozinhar e compartilhar. Quando o assunto é seafood (pescados), os preparos simples são os que mais lhe agradam. “Gosto muito de cozinhar filé de trutas, pois a suavidade do sabor e a textura me agradam”, afirma.

Você tem um pescado favorito? Rocco ama comer um filezinho grelhado que, além de ser delicioso, tem pouquíssimas calorias, ideal para quem está montando o cardápio de comidinhas para o verão. Ela ensina como temperá-lo: “Use apenas azeite, sal e alguma erva fresca. Pode ser tomilho, orégano, alho-poró ou cebolinha. Assim, o peixe ficará saboroso, além de ser muito saudável”. Faça um teste no próximo preparo com essas dicas e nos conte como ficou!

Peixe não combina com monotonia. Com a abundância de espécies nas águas salgadas e doces do Brasil, o que não falta em nosso vasto território é variedade, como conta Diná Medeiros, 66 anos, que gosta de quase todo tipo de peixe. Os mais de trinta anos de vida em São Paulo não mudaram seu apreço pelo que há de mais abundante em sua terra natal, no Rio Grande do Norte. A natalense tem uma trajetória riquíssima em sabor gastronômico, se especializou em cursos com grandes chefs da década de 1990, abriu sua rotisserie nos anos 2000 e, depois, decidiu que queria mesmo cozinhar com afeto e em pequenas quantidades para família, amigos e amigos dos amigos.

Medeiros prefere os pescados de água salgada como robalo, salmão, anchova, vermelho, tainha, atum, pescada e bacalhau, mas, vez ou outra, gosta de preparar tilápia, truta e tambaqui, que são de água doce. A cozinheira acredita que cada espécie tem uma característica principal que pede um preparo diferente. O linguado, por exemplo, é o peixe que considera mais delicado, magro e sem gordura: “Por ter um sabor suave, eu tempero só com gotas de limão, sal marinho e estragão. Sirvo grelhado no azeite, com legumes na manteiga, molho de alcaparras e vinho branco”, revela.

Na casa de Diná, todos gostam muito de pescados e, quando o assunto é diversidade de espécie e preparo, ela tem um leque de sugestões, receitas e preferências: “O salmão é um dos preferidos em casa, sempre tempero apenas com gotas de limão. Depois, faço crosta de gergelim preto e branco, de castanha de caju ou de nozes, guarnecido de arroz branco e molho de creme azedo”, conta.

Em seu vasto repertório, suas receitas preferidas são: 1) robalo ao molho de limão ou maracujá; 2) anchova com pirão; 3) tainha assada com batatas; 4) atum grelhado com gergelim; 5) tambaqui frito; 6) truta com alcaparras e 7) moqueca de vermelho.

Com essa variedade de dicas, fica difícil terminar de ler e não sair correndo para pôr as mãos na massa, ou melhor, nos pescados e se arriscar com um preparo diferente para o jantar. Nos conte o resultado depois!   

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

7 # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by