loader

Da aparência ao sabor: as diferenças entre os mariscos 16 de janeiro de 2017

Quantas delícias carregam nossos mares, não é mesmo? Entre eles, os sabores dos mariscos, alguns, inclusive, verdadeiras iguarias! Sensíveis no preparo, têm carnes variadas e são notáveis em aparência, textura e cores. Os crustáceos, por exemplo, possuem uma carapaça quitinosa – uma espécie de cartilagem mais ou menos rígido, dependendo da espécie –, como camarões, caranguejos e a lagosta, essa em especial, famosa na gastronomia por sua carne suculenta e servida tradicionalmente com manteiga e limão. Mas há quem prefira mexilhões ou vôngoles, ambos moluscos bivalves, que possuem conchas e são delícias preparadas rapidamente na água quente. Outra carne apreciada entre os frutos do mar é a de polvo ou lula, os chamados moluscos cefalópodes. Aprenda, a seguir, a identificar diferenças de aparência e sabor de alguns mariscos:

Siri

Siri também é um caranguejo, só que do mar. São suas 10 patas que o colocam na mesma turma dos camarões e das lagostas. Visualmente, tem dorso na cor cinza ou azul e a parte de baixo branca. Seu tamanho máximo é de 20 centímetros de envergadura, diferente dos caranguejos de mangue, que chegam a 50 centímetros. Na culinária, possui um sabor mais salino.

Lagosta

No quesito iguaria, as lagostas estão no topo da gastronomia mundial. Isso porque sua carne branca alaranjada tem textura macia, gosto marcante e sua degustação é um verdadeiro ritual, incluindo aí a necessidade de certa habilidade no manuseio dos talheres. Variam entre casca dura ou descamada: as com cascas são de carapaça resistente e carne firme, já as descamadas possuem cascas mais macias, pois acabaram de trocá-la e, nesse caso, a carne é mais doce.

Mexilhão

Servidos na concha, meia ou inteira, após um grande processo de limpeza da casca, são sucesso em caldos, espaguetes e acompanhados de outros frutos do mar. Parte do ritual está em retirar o molusco de dentro da concha.

Vôngole

O vôngole tem tamanho menor que o mexilhão e é cozido com as conchas fechadas, quando rapidamente se abrem os que estão no ponto certo para terem sua carne apreciada. Pequeno, vai muito bem como aperitivo, inclusive acompanhado com pães e manteiga derretida.

Polvo

Das profundezas das águas, são famosos por serem moluscos com tentáculos. Entre as espécies, podem medir de 5 centímetros a quase 6 metros! Possui estrutura arredondada, com carne robusta e consistente. Em comparação à lula, sua carne é um pouco mais macia.

Lula

Pescadas mais próximas às superfícies da água e com algumas diferenças do polvo, além dos oito tentáculos, a lula possui duas nadadeiras no corpo, que é mais alongado. Sua carne tem mordida firme e sabor delicado. As menores, nacionais, são mais macias do que as importadas, que ficam ótimas com corte em anéis.

Leia também:
Guia dos camarões brasileiros

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

11 # # # # # #

Deixe uma resposta

Abrir Conversa
Olá,
Como posso te ajudar?
Powered by