loader
peixes de água doce

Guia dos peixes de água doce 21 de outubro de 2016

Nos rios, lagos e lagoas brasileiros existem cerca de 25 mil espécies de pescados, muitas delas comestíveis.

A proximidade ou distância do mar e das grandes bacias hidrográficas que formam a geografia do Brasil determina o costume de se comer mais peixes de água salgada ou doce.

No eixo Rio-São Paulo, em especial, pouco se saboreia pirarucus, tambaquis e tucunarés, por exemplo.

Pois não sabem o que estão perdendo! Confira a seguir as características de alguns peixes de água doce mais apreciados.

Lambari
Peixinho pequeno, alongado e prateado.  Adorado como petisco, servido empanado e frito, é semelhante à manjubinha. Para um toque diferente, passe na farinha de milho, em vez da farinha de rosca.

Pacu
Tem o corpo comprimido, alto e em forma de disco. Sua carne, extremamente gordurosa e de e sabor forte, exige conhecimentos específicos de preparação, mas ao mesmo tempo, é versátil: pode ser servido assado, frito e até gratinado.

Dourado
Como o nome deixa claro, tem coloração dourada, com reflexos avermelhados. Tem sabor exuberante, bastante gordura e espinhas. Funciona frito, grelhado e na chapa. Tomates e batatas costumam acompanhá-lo.

Pintado 
Peixe de couro, cinza escuro, de corpo alongado e roliço e cabeça grande e achatada. Sua carne branca, gordurosa, é geralmente preparada na brasa. O sabor é marcante. Para acompanhar, a sugestão é arroz com amêndoas.

Pirarucu
Este é um peixe gigante, de carne rígida, saborosa e de poucos espinhos. Costumeiramente preparado como cozido, em moquecas e ensopados. Considerado iguaria, tem sido usado até em receitas de ceviche.

Tambaqui 
É um pescado grande, de quase um metro de comprimento, de coloração parda e preta. De carne tenra e macia, geralmente serve-se a “costela”, sua grande espinha que lembra a costela bovina. Empanado e frito, combina com purê de batatas.
Truta
Um dos mais consumidos peixes de água doce, é encontrado em regiões montanhosas e menos quentes, mais propícias a sua criação. Com molho de manteiga, alcaparras e amêndoas, a truta tem sabor suave e também pode ser servida grelhada.

Tilápia 
Também conhecido como saint peter, este é um peixe vindo da África e do Oriente, com pouca espinha e baixo teor de gordura. Uma receita diferente de tilápia é cobrir com algum tipo de crosta, como a de castanhas. Para acompanhar, purê de mandioquinha.
Tucunaré
Existem vários tipos de tucunaré, de diversos tamanhos e colorações. Na Amazônia,  é comum a caldeirada de tucunaré, com batatas, cebolas, repolho, pimentões, ovos, tomates, salsa e coentro.

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

7 # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta