loader
Pesque e Pague

Pesque e Pague e Pesque e Solte: os prós e contras 16 de setembro de 2016

Na sua lista de “coisas que ainda quero fazer na vida” está pescar. Mas como começar?

O caminho mais fácil para se lançar na pesca como hobby é encontrar alguém que já pratica para ser seu guia/mentor.

Com ou sem essa pessoa experiente ao lado, provavelmente você vai fazer uma primeira parada (ou várias paradas) em um Pesque e Pague ou Pesque e Solte.

Os nomes são autoexplicativos: no primeiro tipo de pesqueiro, você compra os peixes que fisgou e leva para casa. No segundo, a diversão está apenas no desafio da captura. Trata-se da pesca amadora esportiva, uma modalidade que cresceu bastante nos últimos anos por sua característica de conscientização ambiental, na linha “Por que pescar mais do que o necessário para o meu consumo?”

Há nos pesqueiros uma série de regras: quantidade de varas que podem ser utilizadas, permissão ou não de iscas artificiais, etc. Os pescados mais comuns nos Pesque e Pagues são pacu, tambacu, tambaqui, carpa, bagre e tilápia.

Um dos prós dos pesqueiros é o ambiente familiar. Quanto melhor a infraestrutura, como banheiros e restaurante, mais mulheres e crianças frequentam. Eles são ideais também para quem não mora perto de rios e lagos naturais.

Outra vantagem, em especial para quem é iniciante, é o baixo investimento, tanto no custo do passeio – paga-se apenas a entrada no Pesque e Solte e os peixes por quilo no Pesque e Pague – quanto em equipamento – você se diverte com uma vara, linha de pesca e anzol.

A desvantagem é que depois de um tempo, o pescador não se sente mais desafiado, mesmo com as competições que acontecem nos pesqueiros. Os experientes podem ter vontade de tentar outros tipos de pesca, em barcos em movimento (o chamado cunico), por exemplo.

Outra característica que pode incomodar alguns é que não são lugares tão silenciosos como se espera para a prática da pescaria, principalmente em fins de semana e temporadas.

Premier Pescados

Premier Pescados

Os melhores pescados para o seu restaurante e para a sua casa.

4 # # # # # # # # # # # # # # # # #

Deixe uma resposta